sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Como evitar mofo e limpar as coisas mofadas

Com a chegada do inverno a umidade aumenta e a luz solar diminui, fica difícil manter tudo arejado e seco.
Locais pouco arejados acumulam ácaros, bactérias, fungos e também criam mofo, o mofo pode causar alergias em geral: espirros, irritação na pele, irritação na garganta, etc. que podem desenvolver problemas de saúde ainda mais graves.
É muito perigoso viver num ambiente com mofo ou vestir peças de roupas que estão mofadas, hoje vou dar algumas dicas de como acabar de vez com o mofo e limpar roupas, sapatos, bolsas, etc. que já estejam mofados.


Primeiro quero falar de 3 produtos e soluções caseiras para acabar com isso:
1. produto: alvejante, mais conhecido como "q-boa" - cuidado pois pode descascar e corroer - esse eu uso em parede pintada com tinta branca.
2. produto: vinagre de álcool branco - cuidado para não manchar, uso nas paredes, móveis e roupas
3. solução caseira: álcool e cravos da índia num borrifador (quanto baste) - cuidado, pois ela mancha, uso em móveis coloridos, e coisas que não são de cor branca

Se você tiver acesso a isso, tudo vai ficar mais fácil nas dicas abaixo:


1. CASA: Você precisa abrir a casa e manter ela limpa, nos dias de sol é ideal deixar a casa toda aberta e aproveitar para fazer uma faxina. Feche a casa antes do sol se por, pois a umidade já está no ar e vai entrar. Se alguma parede pegou mofo você precisa identificar se é por conta da umidade ou de infiltrações, se for da umidade, coloque alvejante (tipo q-boa) num borrifador e passe na área afetada, espere ficar branquinho e passe um pano seco depois para tirar os excessos, pode acontecer de "comer" a cor da tinta e ficar pontos desbotados, o ideal é passar o alvejante e logo depois passar um pano seco para "espalhar uniformemente" e ter menos chances de desbotar/manchar. Cuidado, faça um teste antes. Se for infiltração você deve procurar assistência para resolver o problema, não vou entrar em muitos detalhes pois vou falar apenas do mofo. Também existem tintas e impermeabilizantes fungicidas ótimos, uma renovação na pintura depois de lavar com alvejante pode resolver o problema! Em móveis e itens que não se pode usar alvejante, você pode colocar uma solução de ácool e cravos da índia num borrifador e borrifar, depois passar um pano seco, ou então vinagre - o simples de álcool - o vinagre é antibacteriano, fungicida e antimicótico e acaba com o mofo.


2. ROUPAS: Roupas lavadas com vinagre são roupas sem mofo, acredite! A solução é muito simples, adicione um copo de vinagre de álcool branco na máquina na hora de lavar as suas roupas. Não vai manchar, não vai ficar com cheiro de vinagre, e você deve dosar a medida conforme a necessidade e a capacidade em kgs da sua máquina de lavar, então se um copo cheio for pouco, coloque mais. Se você vai fazer uma lavagem muito longa, tente colocar no recipiente da máquina que "solta" o vinagre mais pro fim da lavagem. Se for uma peça de couro ou outro material que não pode ser colocado na máquina de lavar, eu sugiro que você passe apenas um pano úmido com vinagre respeitando as regras de limpeza do material, ou então borrife a solução de álcool e cravos da índia e passe pano seco, se for muito problemático leve a lavanderia. 


3. ROUPA DE CAMA E TOALHAS: Coloque sempre os cobertores e as toalhas de banho no sol, almofadas e travesseiros também, quanto mais sequinho estiverem, menos ácaros e menos mofo! Se já estiverem com mofo, sugiro que você mande a uma lavanderia ou troque.


4. SAPATOS E BOLSAS: Os sapatos e bolsas também pegam mofo, sugiro que limpem com vinagre de álcool branco e uma escovinha para sapatos, tome cuidado respeitando as regrinhas de cuidados de cada material (couro, camurça, etc. cada um precisa ser limpo de um jeito diferente) coloque para arejar e tente guardar sem as caixinhas de papelão pois ele "puxa" umidade e por isso cria mofo.


5. GUARDA-ROUPAS: Para manter o guarda roupa livre de mofo você deve aproveitar para abrir as portas nos dias de sol e deixar ele arejar, espalhar aqueles potes anti-mofo e naftalinas para puxar a umidade, agora, se o seu próprio guarda roupas pegou mofo, você precisa retirar TODO o conteúdo de dentro dele, e limpar com panos umedecidos (não muito) em vinagre de álcool branco, as gavetas e prateleiras removíveis podem ser tiradas, depois de limpar colocar ao sol, as que não dá pra tirar apenas limpar e deixar aberto por uns 3 dias de sol arejando bem para sair o cheiro e então colocar as coisas de volta. Aproveite para rever o que não usa mais e fazer uma doação, quanto menos coisas fica mais arejado, e pega menos mofo.


É isso, espero que minhas dicas te ajudem. Infelizmente lugares muito úmidos sempre vão criar mofo então precisamos saber higienizar também e não só previnir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.