sábado, 28 de julho de 2012

Solução para tirar o mau cheiro das roupas escuras e pretas!

Hoje a dica é para quem quer lavar as roupas escuras e pretas sem que elas desbotem ou fiquem fedorentas! Na verdade é a SOLUÇÃO!

Pimeiro vamos falar um pouco sobre isso, nos dias chuvosos ou úmidos, nos lugares onde o inverno é mais rigoroso, e principalmente, pessoas que moram em apartamentos onde não bate sol na sacada e não tem como secar a roupa, percebemos que as roupas escuras, principalmente as de cor preta ganham mau cheiro após lavar/secar. Já pesquisei a respeito e ouvi dizer duas coisas:

1. uma substância que só tem na "tinta preta" usada para tingir + umidade causa o cheiro.
2. bactérias e fungos que "grudam" com mais eficácia em tecidos escuros + umidade causam o cheiro.

Se é um ou outro, ou se é outra coisa, eu não sei dizer, mas tenho a solução! Depois de vários experimentos e uma dica esperta eu descobri! VINAGRE de álcool branco é a solução!
Vou explicar melhor numa lista de dicas abaixo, mas tenham em mente que o vinagre é necessário, sem ele não adianta fazer as outras coisas que não vai resolver o problema.

1) Nunca deixe as roupas escuras ou pretas de molho, vai ficar com mau cheiro.
2) Quando terminar de lavar pendure imediatamente, roupa "dormindo" esquecida na máquina vai ficar com mau cheiro.
3) Não use sabão em pó, dê preferência aos líquidos ou sabão neutro para que a roupa não desbote. Por experiência própria, sabão em pó parece que "come" a cor da roupa em apenas 3 lavagens.
4) Adicione um copo de vinagre de álcool branco em toda lavagem, isso previne o mau cheiro, mata bactérias/fungos, evita totalmente o mofo e ainda ajuda a manter a cor sem desbotar, sim, não desbota e nem mancha! Se após a lavagem ainda tiver cheiro, coloque mais vinagre na próxima vez, estou passando a medida de um copo mas você deve dosar como achar melhor, afinal, cada máquina cabe uma quantidade diferente de roupas.
5) De preferência, deixe secar sempre ao sol, não importa que desbote ao longo do tempo, é melhor uma roupa bem seca do que fedorenta, certo?
6) Não use amaciante nas roupas escuras/pretas, ele faz com que ganhem mau cheiro também.

Já testei tudo e faço sempre, mas como eu disse antes, precisa do vinagre junto, espero que também ajude vocês! :)
Ah, eu coloco o vinagre na hora que vou encher a máquina, então fica na "primeira água" da lavagem, isso no ciclo rápido, se eu for fazer um ciclo longo eu coloco no recipiente da máquina que sei que vai liberar na última lavagem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.